Ingressar em Cadastro Único para Programas Sociais

Carta de Serviço publicada em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Atualizado em 17, ago 2020. em Serviços

O que é?

Cadastro Único para Programas Sociais ou “Cadúnico” é um instrumento do Governo Federal que permite à Administração Pública conhecer a realidade socioeconômica de famílias de baixa renda. A partir do ingresso no mesmo, o usuário pode ter acesso a diversos benefícios e serviços, de acordo com critérios pré-estabelecidos, como Programa Bolsa Família, tarifa social de água e energia elétrica, cursos profissionalizantes, Carteira do Idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, aposentadoria para dono(a) de casa, isenção de taxa para concurso público, entre outros.

Quem pode fazer?

  1. Pessoa com idade superior a 16 anos responsável por:
    1. família com renda mensal de até 1/2 (meio) salário mínimo por pessoa;
    2. família com renda total de até 3 (três) salários mínimos;
    3. família com renda superior a 3 (três) salários mínimos, desde que esteja vinculada a seleção ou acompanhamento de programas sociais, por meio de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
  2. Pessoa que mora sozinha com renda mensal total de até 3 (três) salários mínimos.

Onde e quando fazer?

Canal Onde Quando
Internet Não é possível
Presencial Centros de Referência em Assistência Social – CRAS Localização: Rua Gustavo Leyser n° 13 - Centro, Ipameri-GO Segunda a sexta, 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefone Não é possível
Outros Não é possível

Como fazer?

1) Reunindo informações necessárias

Reunir as seguintes informações do responsável e demais membros da família:

  1. Certidão de Nascimento ou Casamento.
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  3. Carteira de Identidade (RG).
  4. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  5. Título de Eleitor.
  6. Folha de pagamento atualizada (do último mês) dos membros da família que trabalham.
  7. Comprovante de residência, preferencialmente conta de energia elétrica.
  8. Comprovante da aposentadoria, pensão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio doença, entre outros benefícios, caso algum membro da família receba.

2) Realizando cadastro

Com informações reunidas conforme etapa 1, responsável deve:

  1. Dirigir-se ao(s) canal(is) de prestação do serviço do seu território, observando locais, datas e horários informados.
  2. Aguardar atendimento.
  3. Fornecer informações solicitadas por entrevistador.
  4. Aguardar inserção das informações em formulário.

3) Obtendo resultado

No prazo previsto, responsável deve:

  1. Dirigir-se ao(s) canal(is) de prestação do serviço do seu território, observando locais, datas e horários informados.
  2. Retirar Folha Resumo do Cadastro Único.

Folha Resumo reúne informações relativas ao endereço, renda por pessoa (renda per capita) e componentes da família, com o respectivo Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento.

4) Mantendo cadastro atualizado

Para atualizar as informações, proceder conforme as etapas 1 e 2.

Atualização deve ser feita sempre que houver alguma mudança, como saída de um integrante para outra casa, mudança de endereço, aumento ou diminuição da renda, entrada das crianças e adolescentes na escola ou transferência de escola.

Mesmo sem mudança na família, cadastro deve ser atualizado a cada 2 (dois) anos, obrigatoriamente.

Quanto custa?

Este serviço é gratuito.

Quanto tempo leva?

Prazo para fornecimento da Folha Resumo é de 7 (sete) dias, em média.

Unidade(s) responsável(is)

Manifestar-se

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

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