Solicitar atendimento após ter sofrido violência sexual (casos agudos)

Carta de Serviço publicada em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Atualizado em 18, out 2020. em Serviços

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como solicitar atendimento após ter sofrido violência sexual há, no máximo, 72 horas (casos agudos). O atendimento às pessoas em situação de violência sexual envolve um conjunto de ações humanizadas voltadas para o acolhimento, cuidado e proteção, garantindo a atenção em saúde, assistência social e segurança pública.

O cuidado em saúde abrange consultas médicas e de enfermagem, atendimento psicossocial, administração de medicações e realização de exames visando a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez indesejada e redução de danos. A assistência social objetiva oferecer apoio e orientação com vistas à proteção social. À segurança pública, cabe a apuração do fato. Durante todo o atendimento, os profissionais envolvidos agem com ética, privacidade, confidencialidade e sigilo.

Quem pode fazer?

Pessoas que sofreram violência sexual há, no máximo, 72 horas.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível
Presenciais PS Avenida Dr. Gomes da Frota n°09 Centro Ipameri – GO Todos os dias, 24 horas
Postais Não é possível

Como fazer?

1) Reunindo informações necessárias

Antes de se dirigir aos canais informados, reunir as seguintes informações:

  1. Documento de identificação com foto.
  2. Cartão Nacional de Saúde.

2) Passando por acolhimento com classificação de risco

Com informações reunidas conforme etapa 1:

  1. Dirigir-se aos canais informados.
  2. Fazer ficha de atendimento na recepção.
  3. Aguardar ser chamado para classificação de risco.
  4. Receber classificação de risco, a qual priorizará o atendimento.

3) Recebendo atendimento

  1. Após ser classificado, aguardar ser chamado por médico.
  2. Passar pela consulta médica e seguir orientações fornecidas, as quais abrangem medicação e exames.
  3. Receber atendimento psicossocial.
  4. Prestar informações para profissional da Segurança Pública sobre o ocorrido, para que seja registrado Boletim de Ocorrência.
  5. Passar por exame de Corpo de Delito e Conjunção Carnal.
  6. Receber alta, encaminhamento para continuidade do atendimento e medicação para a sequência do tratamento.

4) Buscando atendimento sequencial

  1. Seguir orientações e encaminhamentos feitos por equipe hospitalar, para sequência de atendimento em Unidade Básica de Saúde e/ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Quanto custa?

Este serviço é gratuito.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Manifestar-se

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