O que é?
Este conteúdo orienta sobre como solicitar atendimento após ter sofrido violência sexual há, no máximo, 72 horas (casos agudos). O atendimento às pessoas em situação de violência sexual envolve um conjunto de ações humanizadas voltadas para o acolhimento, cuidado e proteção, garantindo a atenção em saúde, assistência social e segurança pública.
O cuidado em saúde abrange consultas médicas e de enfermagem, atendimento psicossocial, administração de medicações e realização de exames visando a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez indesejada e redução de danos. A assistência social objetiva oferecer apoio e orientação com vistas à proteção social. À segurança pública, cabe a apuração do fato. Durante todo o atendimento, os profissionais envolvidos agem com ética, privacidade, confidencialidade e sigilo.
Quem pode fazer?
Pessoas que sofreram violência sexual há, no máximo, 72 horas.
Onde e quando fazer?
Canais | Onde | Quando | |
---|---|---|---|
Eletrônicos | Não é possível | ||
Presenciais | PS Avenida Dr. Gomes da Frota n°09 Centro Ipameri – GO | Todos os dias, 24 horas | |
Postais | Não é possível |
Como fazer?
1) Reunindo informações necessárias
Antes de se dirigir aos canais informados, reunir as seguintes informações:
- Documento de identificação com foto.
- Cartão Nacional de Saúde.
2) Passando por acolhimento com classificação de risco
Com informações reunidas conforme etapa 1:
- Dirigir-se aos canais informados.
- Fazer ficha de atendimento na recepção.
- Aguardar ser chamado para classificação de risco.
- Receber classificação de risco, a qual priorizará o atendimento.
3) Recebendo atendimento
- Após ser classificado, aguardar ser chamado por médico.
- Passar pela consulta médica e seguir orientações fornecidas, as quais abrangem medicação e exames.
- Receber atendimento psicossocial.
- Prestar informações para profissional da Segurança Pública sobre o ocorrido, para que seja registrado Boletim de Ocorrência.
- Passar por exame de Corpo de Delito e Conjunção Carnal.
- Receber alta, encaminhamento para continuidade do atendimento e medicação para a sequência do tratamento.
4) Buscando atendimento sequencial
- Seguir orientações e encaminhamentos feitos por equipe hospitalar, para sequência de atendimento em Unidade Básica de Saúde e/ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
Quanto custa?
Este serviço é gratuito.
Quanto tempo leva?
Não informado.
Manifestar-se
Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.